top of page
quemsomos.fw.png

Em dezembro de 1979, dava-se início a ocupação da Vila Santo Operário. Sendo então fundada a Associação dos Moradores da Vila Santo Operário, que na época foi considerada a maior ocupação de terras da América Latina. Ao mesmo tempo aconteceu a eleição da 1º diretoria e criação dos seus departamentos, sendo um deles um clube de Mães. As mulheres reunidas sentiram a necessidade de um local para deixar seus filhos e assim poder trabalhar.

A comunidade então fez um "mutirão" para que as madeiras chegassem até o local da construção, todos foram solidários, homens, mulheres e adolescentes ajudaram a levantar o prédio de quatro paredes sem divisórias.

Estas mulheres trouxeram, juntamente com seus maridos e companheiros, a água potável canalizada, a energia elétrica, posto de saúde, escola e uma creche, para a vila, além de delinear todo o traçado das ruas e quadras e a numeração das casas.

linha01.fw.png

O objetivo para a existência da entidade, era atender crianças de zero aos sete anos de idade, cujas mães trabalhassem fora, e também oferecer a comunidade um espaço seguro, organização e educação popular.

Inicialmente a instituição atendia vinte crianças cuidadas por voluntárias, que traziam de suas casas utensílios domésticos e alimentos para manutenção da entidade.


Um ano depois, a entidade contratou algumas funcionárias e a prefeitura cedeu servidoras. A escola avançou com a ajuda de vários colaboradores público, privado e com o apoio da comunidade.

A Associação teve forte atuação na formação dos adultos de hoje, por meio de cursos supletivos de ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes e de formação das lideranças locais.

linha02.fw.png
linha04.fw.png
linha03.fw.png
frase02.fw.png

Hoje a área de atuação:


•    Educação Infantil- 3 a 6 anos;
•    Contra Turno Escolar (Turno Inverso da Escola);
•    Atendimento Pedagógico;
•    Orientação Nutricional;
•    Atendimento com Assistente Social;
•    Assessoria Jurídica;
•    Promoção da Convivência, Fortalecimento de Vínculo;
•    Diferentes oficinas de artesanato;
•    Campanha do Agasalho dirigida a várias regiões da cidade de Canoas;
•    Empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e bengalas;


Área de abrangência: Município de Canoas

evolucaoecrescimento.fw.png
vomaria.jpg

A Associação Beneficente e Educadora Vó Maria desde sua fundação e inauguração, vem sempre trabalhando juntamente com os colaboradores para o crescimento. Em Setembro de 1981, inaugurou com 18 crianças, em 1992 com 75 crianças, mas visando as necessidades de mais atendimento a entidade sempre batalhou em prol do crescimento, assim em conjunto com a comunidade canoense e empresas atráves de campanhas em outubro de 2002 ampliou a escola e inaugurou mais 2 salas passando a atender 120 crianças.

Novamente em setembro porém de 2003 já atendendo 180 crianças mais um passo a ampliação,começa as obras da padaria comunitaria, inaugurada em 2004. Também em 2004 a entidade passa a atender as crianças do antigo ( extra- classe), chamado de projeto asema, assim passando a 288 crianças. E não parando por ai, mais mobilizações e campanhas em 2006 ampliando mais nossa entidade, assim passamos a atender 320 crianças.

Novamente em setembro porém de 2003 já atendendo 180 crianças mais um passo a ampliação,começa as obras da padaria comunitaria, inaugurada em 2004. Também em 2004 a entidade passa a atender as crianças do antigo ( extra- classe), chamado de projeto asema, assim passando a 288 crianças. E não parando por ai, mais mobilizações e campanhas em 2006 ampliando mais nossa entidade, assim passamos a atender 320 crianças.

evolucaocrescimento.fw.png
42anos.fw.png

Nossa entidade graças a sua ajuda também começou a construção de mais salas incluindo a sala de informatica que foi inaugurada em 2007, passando a 420 crianças e tambem passamos a atender as familias com os cursos de geração de renda. Em 2010, novamente com sua ajuda fizemos a campanha para a reforma do telhado, pois era o mesmo desde a fundação há 30 anos.

Em 2017, realizamos a reforma da cozinha e do refeitório, elevando 30cm do piso e adquirindo novos móveis, cuja obra também só foi concretizada graças a ajuda dos doadores.
 
Portanto, caros amigos desde nossa inauguração estamos em constante evolução e crescimento e vocês estão sempre presentes com a valorosa contribuição. Por isso que e muito importante a participação de vocês colaborando e acompanhando o trabalho, e vendo onde está sendo investida a sua ajuda. E nossa entidade está sempre preocupada em mostrar o investimento, aplicado na evolução que só é possível graças a sua ajuda.

criancamaterial.fw.png
frase03.fw.png

PRESIDENTE

José Mauros dos Santos

VICE-PRESIDENTE

Darci Rodrigues de Aquino

1° SECRETÁRIO

Luís Fernando Silva dos Santos

2° SECRETARIO

Erasmo Carlos Cruz Selau

diretoria.fw.png

1° TESOUREIRO

Glades Medianeira Santos dos Santos

2° TESOUREIRO

Ciane Medianeira Santos dos Santos

CONSELHO FISCAL

  • Luis José da Silva

  • Janaina Bueno de Oliveira

  • Marlene Lemes da Silva Paes

  • Paulo Roberto Luz

  • Maria da Silva

SUPLENTES

  • Iara Crivelaro Jardim

  • Terezinha Natalina da Cruz

  • Luís Carlos Sendroscki

  • Iara Regina Fontana

bottom of page