top of page
quemsomos.fw.png

Em 09 de dezembro de 1979, dava-se início à ocupação numa área de terra, onde hoje é a Vila Santo Operário. Sendo então fundada a Associação dos Moradores da Vila Santo Operário, ao mesmo tempo sendo eleita a 1ª diretoria e criados seus departamentos, sendo um deles o clube de Mães. As mulheres da comunidade se reuniam para fazer artesanatos, como tapetes, acolchoados e reformas de roupas para distribuir à população carente. Foi neste momento que surgiu a necessidade de um local para as mães deixarem seus filhos para poderem trabalhar, com a segurança de que eles estariam bem cuidados.

Então veio a ideia de construir uma creche, mas no momento também a dúvida: como construir se não tinham nem para fazer suas casas? Reunidas, resolveram criar uma comissão para irem falar com o prefeito, mas na primeira reunião receberam um não, pois ele disse que ali era uma área irregular e que não tinha como o município auxiliar com materiais em um local que estava sendo invadido e que mais cedo ou mais tarde todos iriam ser retirados. Voltaram frustradas com a resposta, mas o sonho da creche ainda era prioridade.

linha01.fw.png

Uma nova reunião com o prefeito foi marcada, compareceram o Clube de Mães e a diretoria da Associação de Moradores para mais uma tentativa de conseguir materiais para construção da creche. O prefeito, muito atencioso, escutou com muita atenção as reivindicações dos presentes, coçou a cabeça e para a surpresa dos presentes, ele disse: "Eu entendo e compreendo a situação de vocês, por isso tenho uma proposta a sugerir". Todos se olharam ansiosos, daí ele disse que estava desmanchando uma escola do município que era de madeira, mas estava muito velha e com cupim, que selecionando dava para aproveitar uma parte, e poderiam levar com o caminhão da prefeitura até a rua José Veríssimo, cuja rua já era legalizada. Assim foi descarregado todo o material a uns duzentos metros do local, então os moradores, tanto homens como mulheres e crianças, puxaram o material para o local a ser construída a tão sonhada creche, e nos finais de semana a diretoria da associação dos moradores fez vários mutirões para começar a construção. O material só deu para fechar as paredes externas e dividir uma pequena cozinha. Mas com muita luta, ajuda das pessoas aos poucos fomos crescendo.

Em abril de 1981, foi aberta a Creche Vó Maria, sendo um departamento da Associação dos Moradores da Vila Santo Operário, iniciando com 18 crianças e funcionários voluntários. Começando assim uma nova etapa: Manter a creche. E assim começaram as doações de alimentos e utensílios. Logo após foi criado um Convênio com a LBA, surgiu então a necessidade de que a creche Vó Maria precisaria ter personalidade Jurídica para se fazer convênios com o poder público, foi então chamada uma nova Assembleia e assim criado um estatuto com o nome de Associação Beneficente e Educadora Vó Maria, que ficou sendo mantenedora da Creche Vó Maria.

linha02.fw.png
linha04.fw.png
linha03.fw.png
frase02.fw.png

Hoje a área de atuação:

 

  • Educação Infantil  02 á 06 anos;

  • Contra Turno Escolar (turno inverso da escola);

  • Atendimento Pedagógico;

  • Orientação Nutricional;

  • Atendimento com Assistente Social;


Área de abrangência: Município de Canoas

No ano de 2000, deixou de ser creche e passou a ser Escola de Educação Infantil Vó Maria para se adequar à nova legislação, Lei de Diretrizes e Bases. Na data atual, atendemos em torno de 450 crianças na faixa etária de 02 a 10 anos diariamente...

evolucaoecrescimento.fw.png
vomaria.jpg

A Associação Beneficente e Educadora Vó Maria desde sua fundação e inauguração, vem sempre trabalhando juntamente com os colaboradores para o crescimento. Em Setembro de 1981, inaugurou com 18 crianças, em 1992 com 75 crianças, mas visando as necessidades de mais atendimento a entidade sempre batalhou em prol do crescimento, assim em conjunto com a comunidade canoense e empresas atráves de campanhas em outubro de 2002 ampliou a escola e inaugurou mais 2 salas passando a atender 120 crianças.

Novamente em setembro porém de 2003 já atendendo 180 crianças mais um passo a ampliação,começa as obras da padaria comunitaria, inaugurada em 2004. Também em 2004 a entidade passa a atender as crianças do antigo ( extra- classe), chamado de projeto asema, assim passando a 288 crianças. E não parando por ai, mais mobilizações e campanhas em 2006 ampliando mais nossa entidade, assim passamos a atender 320 crianças.

evolucaocrescimento.fw.png
42anos.fw.png

Nossa entidade graças a sua ajuda também começou a construção de mais salas incluindo a sala de informatica que foi inaugurada em 2007, passando a 420 crianças e tambem passamos a atender as familias com os cursos de geração de renda. Em 2010, novamente com sua ajuda fizemos a campanha para a reforma do telhado, pois era o mesmo desde a fundação há 30 anos.

Em 2017, realizamos a reforma da cozinha e do refeitório, adquirindo novos móveis, cuja obra também só foi concretizada graças a ajuda dos doadores.
 
Portanto, caros amigos desde nossa inauguração estamos em constante evolução e crescimento e vocês estão sempre presentes com a valorosa contribuição. Por isso que e muito importante a participação de vocês colaborando e acompanhando o trabalho, e vendo onde está sendo investida a sua ajuda. E nossa entidade está sempre preocupada em mostrar o investimento, aplicado na evolução que só é possível graças a sua ajuda.

criancamaterial.fw.png
frase03.fw.png
diretoria.fw.png

PRESIDENTE

José Mauros dos Santos

VICE-PRESIDENTE

Luís Fernando Silva dos Santos

1° SECRETÁRIO

Darci Rodrigues de Aquino

2° SECRETARIO

Alcir Ulisses Vargas  dos Santos

1° TESOUREIRO

Glades Medianeira Santos dos Santos

2° TESOUREIRO

Ciane Medianeira Santos dos Santos

CONSELHO FISCAL

  • Luis José da Silva

  • Paulo Roberto Luz

  • Maria da Silva

  • Luís Carlos Sendroscki

  • Iara Crivelaro Jardim

SUPLENTES

  • Daltro Lucas de Jesus

  • Aretuza Moraes dos Santos

  • Fernando Simonetti

  • Maria Elita da Silva

  • Iara Morem da Costa

bottom of page